O Parque Estadual da Lapa Grande é administrado pelo Instituto Estadual de Floresta-IEF sobre responsabilidade da coordenadoria de áreas protegidas do Escritório Regional Norte, é uma Unidade de Conservação Integral criada em 10/01/2006, com área 7.860ha que a partir do decreto 46692/2014 foi ampliado para 15.320ha, que tem como objetivos, proteger e conservar o complexo de grutas e os principais mananciais de fornecimento de água para a comunidade de Montes Claros MG, que corresponde cerca 35% da água consumida pelo município. o Parque apresenta em seu bioma o cerrado e fitofisionomias da Mata Atlântica como mata ciliar e mata seca.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL O acervo histórico do parque está representado principalmente em fazendas históricas como a Lapa Grande e Quebradas. A Lapa Grande se destaca, pois já nos primórdios da história de Montes Claros era local de exploração de salitre, enquanto nas Quebradas, com a advinda da linha férrea, o trânsito de cargas de mantimentos para as cidades próximas passava por essa fazenda, através da chamada estrada cavaleira existente até hoje, fatos esses que contribuiu para o desenvolvimento do município.
PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO Entre os vestígios arqueológicos e paleontológicos já identificados cientificamente, há ocorrência de cerâmicas, restos faunísticos, restos vegetais, ossos humanos, pinturas e gravuras rupestres.
PATRIMÔNIO ESPELEOLÓGICO O Parque apresenta atualmente cinqüenta e oito grutas cadastradas, sendo a maior, a Lapa Grande com 2,2 km e a Lapa d´água possuindo bastante ornamentações, como estalactites e estalagmites, cascatas e bolos de calcita, cortinas translúcidas, travertinos de vários tamanhos e vulcões, sendo este último de rara ocorrência em cavernas brasileiras
Como foi formada, eventos relevantes…
O Parque conta com uma infra-estrutura para o visitante com portaria, estacionamento, centro de visitantes, banheiros, bebedouro, área para lanche. Temos trilha para atividade de ciclismo com percurso de 14 km e trilhas para caminha ecológica que são elas:
Lapa Grande Considerada uma das maiores cavernas do estado, possui 2,2 km. Foi utilizada para mineração de salitre, criação de gado e local de passeio de famílias. A trilha da caverna que dá nome ao parque tem 430 metros, ida e volta.
Boqueirão da Nascente Abriga em seu interior o rio da Lapa Grande, possui várias formações características do solo cárstico da região como sumidouro, ressurgência e espeleotemas. A trilha, realizada margeando o rio, tem 590 metros, trilha perfeita para avistar os principais tipos de florestas que temos no parque.
Lapa Pintada Em formato de anfiteatro o local abriga pinturas rupestres e outros vestígios arqueológicos datados de mais de 8 mil anos. A trilha tem 3644 metros , ida e volta, onde avistamos maciços calcários que abrigam uma variedade de espécies da nossa flora como cactos e bromélias.
Ponte de Pedra Formação rochosa em forma de arco, usada como ponte por tropeiros e viajantes, com seus cavalos e carros. A trilha tem 5020 metros, ida e volta, é realizada ao longo de parte do rio da Lapa Grande, atravessa rios e estrada.
Observação da vida silvestre A atividade de observação de vida silvestre poderá ocorrer nas seguintes trilhas: I Trilha da Lapa Grande. II Trilha do Boqueirão da Nascente. III Trilha da Lapa Pintada. IV – Trilha da Ponte de Pedra. V – Locais previamente acordados com a gerência.
obs Todas as trilhas são acompanhadas pelos Guarda Parques, o parque não tem sinal de telefonia móvel.